Cirurgia de tireoide altera a voz?

A cirurgia de tireoide não altera a voz, isso porque durante o procedimento o médico cirúrgico irá realizar a dissecção do nervo vocal. O que pode ocorrer é a inflamação do nervo devido a manipulação cirúrgica, chamada de praxia, que pode alterar a voz.

A tireoide está próxima de estruturas importantes, como a artéria carótida, os nervos das cordas vocais e outras glândulas. A dissecção da tireoide é realizada com cuidado para preservar o nervo laríngeo recorrente, responsável pela fala, e as glândulas paratireoides, que regulam o metabolismo do cálcio.


Equipamentos modernos, como pinças ultrassônicas e monitores de nervo, podem identificar estruturas sensíveis ao redor das glândulas e preservá-las. Assim, aliado à experiência cirúrgica, o recurso reduz o risco de sequelas.


No entanto, mesmo com muito cuidado, é normal que a manipulação da região do pescoço cause algumas reações temporárias, como garganta inflamada e tosse, e alterações na voz, chamada de praxia, que é tratada com a fonoterapia.

Fonoterapia pós-tireoidectomia

Fonoterapia pós-tireoidectomia

A fonoterapia pós-tireoidectomia é uma técnica que utiliza exercícios específicos para estimular a fala, a fala, a audição, as habilidades motoras orais e a voz de um paciente. Esses estímulos são projetados para tratar distúrbios da fala, problemas de audição, dificuldade de deglutição e até problemas de escrita.


O tratamento é feito semanalmente em consultório médico e geralmente dura cerca de 40 minutos. O número de sessões necessárias é determinado por cada fonoaudiólogo com base no nível de dificuldade apresentado pelo indivíduo e sua disponibilidade de tempo. Porém, quando o paciente está em casa, o profissional pode repassar as atividades do paciente.


Essas aulas trabalham a memória auditiva, localização sonora, atenção auditiva e distinção de sons por intensidade e frequência.


Os fonoaudiólogos podem usar sons ambientes ou a própria fala com sons de fundo concorrentes, diálogos, exercícios de memória para estímulos visuais relacionados ao som, pequenos textos relacionados a imagens e outros métodos.

A cirurgia de tireoidectomia é segura? 

A cirurgia de tireoidectomia é segura

Sim, a cirurgia de tireoidectomia é segura. No entanto, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, a tireoidectomia traz riscos pós-operatórios, como sangramento, infecção, inchaço e muito mais. Para reduzir o risco dessas complicações, é importante seguir adequadamente o conselho do seu médico e tomar os medicamentos prescritos.

Médico para cirurgia de tireoide em SP

O médico para cirurgia de tireoide em SP e região é o Dr. Erivelto Volpi, cirurgião de cabeça e pescoço especialista no cuidado com a saúde tireoidiana. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento pelo WhatsApp: (11) 98865-9731.

Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
A ablação de tireoide por radiofrequência precisa ser periodicamente
Por Dr. Erivelto Volpi 27 de outubro de 2025
Na maioria dos casos, a ablação de tireoide por radiofrequência é feita apenas uma vez, mas pode ser repetida se o nódulo não reduzir o suficiente. No entanto, não é algo para ser realizado periodicamente.
A ablação de tireoide por radiofrequência em SP funciona mesmo
Por Dr. Erivelto Volpi 27 de outubro de 2025
Sim, estudos mostram que a ablação de nódulos tireoidianos benignos reduz o volume em média 70% no primeiro ano após a ablação de tireoide por radiofrequência.
Passo a passo da ablação de tireoide por radiofrequência em SP
Por Dr. Erivelto Volpi 27 de outubro de 2025
O passo a passo da ablação de tireoide por radiofrequência em SP, inclui a avaliação e PAAF, anestesia local, agulha guiada por ultrassom trata o nódulo; breve observação e alta no dia, com retorno rápido às atividades.