Quando a cirurgia de tireoide é indicada?

Quando a cirurgia de tireoide é indicada

A cirurgia de tireoide é indicada em alguns casos como quando existe uma suspeita de câncer; quando o nódulo supera o tamanho de quatro centímetros; quando o nódulo faz com que haja problemas para  engolir e respirar, os chamados  sintomas compressivos.

Pacientes com nódulos malignos ou suspeitos que requerem cirurgia; hipertireoidismo com nódulos ou após falha do tratamento clínico e pacientes com aumento nodular benigno da glândula tireoide (bócio) com sintomas que incluem falta de ar e disfagia, crescimento da tireoide no peito (bócio em mergulho) , ou mesmo desconforto estético.


São operações delicadas que requerem dissecção fina e técnica de hemostasia (estancar o sangramento), além de manipulação de estruturas extremamente nobres e delicadas, o nervo laríngeo e as glândulas paratireoides.


No caso do câncer, pode ser necessária uma dissecção do pescoço, que é a remoção dos gânglios linfáticos, além de uma tireoidectomia.

Como é realizada a cirurgia de tireoide?

Como é feita a cirurgia de tireoide

A cirurgia da tireoide é realizada sob anestesia geral. Por meio de uma incisão na região do pescoço, o médico atinge a glândula e a retira. Quando apenas um lobo do pulmão (um lado) é removido, o procedimento é chamado de lobectomia; quando toda a glândula tireoide é removida, o procedimento é chamado de tireoidectomia total. Depois que toda a glândula é removida, a suplementação de hormônio tireoidiano é necessária por toda a vida. Se apenas um lobo da tireoide for removido, a terapia de reposição hormonal pode ou não ser necessária. "


No caso do câncer, pode ser necessária uma dissecção do pescoço, que é a remoção dos gânglios linfáticos, além de uma tireoidectomia.

Qual a diferença da cirurgia e ablação de tireoide?

diferença da cirurgia e ablação de tireoide

A principal diferente da realização da cirurgia de tireoide e ablação de tireoide é a forma como os procedimentos são realizados. A cirurgia de tireoide consiste na retirada do nódulo (na grande parte dos casos malignos), enquanto a ablação de tireoide é um procedimento minimamente invasivo realizado sob a emissão de calor para necrosar o nódulo sem danificar a função da glândula.

Cirurgião de tireoide em São Paulo

O cirurgião de tireoide em São Paulo e região é o Dr. Erivelto Volpi, cirurgião de cabeça e pescoço, profissional experiente no cuidado com a saúde tireoidiana. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento pelo WhatsApp: (11) 98865-9731.

Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
Qual é a diferença entre uma tireoidectomia parcial e total?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
A tireoidectomia parcial remove parte da tireoide, preservando sua função, enquanto a total retira toda a glândula, exigindo reposição hormonal.
Quando é necessário fazer a remoção completa da tireoide?
23 de dezembro de 2024
A remoção completa da tireoide é necessária em casos de câncer, nódulos grandes, hipertireoidismo grave ou doenças autoimunes que comprometem a função tireoidiana.
Quem tem hipotireoidismo pode fazer ablação por radiofrequência?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
Pacientes com hipotireoidismo podem fazer ablação por radiofrequência, desde que os níveis hormonais estejam controlados e com acompanhamento médico contínuo.