Blog Layout

set. 15, 2021

O que é a Ablação por Radiofrequência de Tireoide?

O que é a Ablação por Radiofrequência de Tireoide?
O que é a Ablação por Radiofrequência de Tireoide? O Dr. Erivelto Ropi especialista em ablação da tireoide explica que a ablação por radiofrequência de tireoide é um procedimento minimamente invasivo, para tratar doenças na tireóide, feito sob anestesia local e eventualmente sedação, sem necessidade de anestesia geral, e sem necessidade de internação. 

Através de um eletrodo-agulha de um milímetro de diâmetro, que é inserido no nódulo e guiado por um ultrassom, é gerada uma onda de calor por radiofrequência, onde é controlada a intensidade do calor e o local onde ele atua. 

Dessa maneira é possível, através do ultrassom, ter uma idéia precisa da área tratada e da eficácia da radiofrequência. Neste procedimento não há a necessidade de cortes, e a função da tireoide não é afetada.

A duração da Ablação acontece em torno de 45 a 50 minutos, e o paciente permanece em observação por cerca de 2 horas, quando então retorna para casa. 

Seu retorno às atividades normais do dia-a-dia já acontece no dia seguinte ao procedimento na imensa maioria dos pacientes.

Central de atendimento

Para agendar uma consulta com o médico que trata tireóide em São Paulo, o Dr. Erivelto Ropi, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 98865-9731 ou clique aqui!

Compartilhe o conteúdo!

Ficou alguma dúvida? Fale com o doutor

Falar por WhatsApp

Blog Dr. Erivelto Volpi

Quais os cuidados após a ablação de tireoide para nódulo maligno?
Por Dr. Erivelto Volpi 30 abr., 2024
Após a ablação de tireoide para nódulo maligno, é importante tomar os analgésicos, evitar esforços físicos e manipulação da área tratada, além de realizar acompanhamento regular.
Qual a eficácia da ablação de tireoide para nódulo maligno?
Por Dr. Erivelto Volpi 30 abr., 2024
A eficácia da ablação de tireoide para nódulos malignos é alta, especialmente em nódulos pequenos e bem definidos, com taxas de controle local do tumor alcançando entre 90% e 95%.
A ablação de tireoide pode ser repetida se o nódulo maligno reaparecer?
Por Dr. Erivelto Volpi 30 abr., 2024
Sim, a ablação de tireoide por radiofrequência pode ser repetida se o nódulo maligno reaparecer. A viabilidade de realizar novamente o procedimento depende de uma série de fatores.
Quais as vantagens da ablação de tireoide para nódulos malignos?
Por Dr. Erivelto Volpi 30 abr., 2024
A ablação de tireoide por radiofrequência para nódulos malignos oferece vantagens significativas, como a técnica minimamente invasiva, diminui o tempo de recuperação e preserva a função tireoidiana.
Como funciona a ablação de tireoide para nódulos malignos?
Por Dr. Erivelto Volpi 26 mar., 2024
A ablação de tireoide para nódulos malignos envolve a aplicação de energia térmica, como radiofrequência ou laser, guiada por ultrassonografia para destruir seletivamente as células cancerígenas no nódulo.
Ablação de tireoide serve para nódulos malignos?
Por Dr. Erivelto Volpi 26 mar., 2024
A ablação de tireoide pode ser utilizada no tratamento de nódulos malignos, principalmente em casos selecionados onde a cirurgia não é viável.
Nódulo na tireoide tem cura?
Por Dr. Erivelto Volpi 29 fev., 2024
Sim, nódulos na tireoide podem ter cura, especialmente se diagnosticados precocemente. A maioria é benigna e pode não requerer tratamento além de monitoramento regular.
Como é feito o tratamento de iodoterapia para tireoide?
Por Dr. Erivelto Volpi 29 fev., 2024
O tratamento de iodoterapia para tireoide envolve a ingestão oral de iodo radioativo (I-131), que é absorvido pelas células tireoidianas, permitindo que a radiação emitida destrua células cancerígenas ou hiperativas da tireoide.
Quais os sintomas de nódulo na tireoide maligno?
Por Dr. Erivelto Volpi 29 fev., 2024
Os sintomas de um nódulo na tireoide maligno incluem a presença de um caroço palpável no pescoço, mudanças na voz como rouquidão persistente, dificuldade para engolir ou respirar.
Como fazer o autoexame da tireoide?
Por Dr. Erivelto Volpi 24 jan., 2024
Para realizar o autoexame da tireoide, posicione-se em frente a um espelho, localize a glândula na parte anterior do pescoço, abaixo do pomo de Adão e acima da clavícula. Use os dedos para sentir suavemente a região.
Mais Posts
Share by: