O que é a Ablação por Radiofrequência de Tireoide?

O que é a Ablação por Radiofrequência de Tireoide?
O que é a Ablação por Radiofrequência de Tireoide? O Dr. Erivelto Ropi especialista em ablação da tireoide explica que a ablação por radiofrequência de tireoide é um procedimento minimamente invasivo, para tratar doenças na tireóide, feito sob anestesia local e eventualmente sedação, sem necessidade de anestesia geral, e sem necessidade de internação. 

Através de um eletrodo-agulha de um milímetro de diâmetro, que é inserido no nódulo e guiado por um ultrassom, é gerada uma onda de calor por radiofrequência, onde é controlada a intensidade do calor e o local onde ele atua. 

Dessa maneira é possível, através do ultrassom, ter uma idéia precisa da área tratada e da eficácia da radiofrequência. Neste procedimento não há a necessidade de cortes, e a função da tireoide não é afetada.

A duração da Ablação acontece em torno de 45 a 50 minutos, e o paciente permanece em observação por cerca de 2 horas, quando então retorna para casa. 

Seu retorno às atividades normais do dia-a-dia já acontece no dia seguinte ao procedimento na imensa maioria dos pacientes.

Central de atendimento

Para agendar uma consulta com o médico que trata tireóide em São Paulo, o Dr. Erivelto Ropi, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 98865-9731 ou clique aqui!

Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
Por Erivelto Volpi 28 de janeiro de 2026
Conheça as 5 principais doenças da tireoide: Hipo, Hiper, Bócio, Nódulos e Câncer. Saiba identificar os sintomas e quais os tratamentos mais modernos.
Por Erivelto Volpi 21 de janeiro de 2026
Por que o câncer de tireoide está aumentando, inclusive em jovens? Entenda o papel dos disruptores endócrinos, plásticos e poluição neste fenômeno global. Leia mais!
Por Erivelto Volpi 14 de janeiro de 2026
Ablação de Tireoide trata nódulos benignos e câncer sem cortes usando radiofrequência. Entenda como funciona a técnica da "agulha fina" e a recuperação. Leia agora!