Como é feita a ablação de tireoide?

Como é feita a ablação de tireoide?

Entenda como é feita a ablação de tireoide, um procedimento relativamente novo no Brasil, mas já validado em países como Coreia do Sul e Itália, e que surgiu como uma alternativa menos invasiva, dispensando a necessidade de anestesia geral e internação, realizada pelo Dr. Erivelto Volpi.

Ao contrário da tradicional cirurgia para remoção da tireoide, conhecida como tireoidectomia, que. exige internação hospitalar e anestesia geral, a ablação de tireoide é feita em consultório ou sala de ultrassonografia específica para o procedimento, e requer apenas anestesia local, permitindo a liberação do paciente no mesmo dia.


Na ablação de tireoide uma agulha é inserida diretamente no nódulo, e é acompanhada por equipamentos de ultrassom. Através de radiofrequência, a agulha emite um calor que provoca a destruição do nódulo, fazendo com que ele reduza de tamanho nos meses seguintes. Isso ocorre porque o calor transforma o nódulo em um tecido inerte, que com o passar do tempo será absorvido pelo organismo.


Através do ultrassom, o cirurgião tem ideia exata da área do nódulo, o que garante mais precisão e evita que as áreas sadias sejam atingidas. O procedimento dura de 45 a 50 minutos e requer observação somente de duas a três horas, e após retornar para casa, na maioria dos casos o paciente está liberado para suas atividades normais dentro de um a três dias.

Agendar consulta com especialista em ablação de tireóide

Para agendar uma consulta com médico especialista em ablação de tireóide, Dr. Erivelto Volpi, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 98865-9731 ou clique aqui!

Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
A ablação de tireoide por radiofrequência precisa ser periodicamente
Por Dr. Erivelto Volpi 27 de outubro de 2025
Na maioria dos casos, a ablação de tireoide por radiofrequência é feita apenas uma vez, mas pode ser repetida se o nódulo não reduzir o suficiente. No entanto, não é algo para ser realizado periodicamente.
A ablação de tireoide por radiofrequência em SP funciona mesmo
Por Dr. Erivelto Volpi 27 de outubro de 2025
Sim, estudos mostram que a ablação de nódulos tireoidianos benignos reduz o volume em média 70% no primeiro ano após a ablação de tireoide por radiofrequência.
Passo a passo da ablação de tireoide por radiofrequência em SP
Por Dr. Erivelto Volpi 27 de outubro de 2025
O passo a passo da ablação de tireoide por radiofrequência em SP, inclui a avaliação e PAAF, anestesia local, agulha guiada por ultrassom trata o nódulo; breve observação e alta no dia, com retorno rápido às atividades.