Quais são os riscos de uma ablação de tireoide?

Você já se perguntou quais são os riscos de uma ablação de tireoide? Conheça mais sobre este método alternativo que vem sendo utilizado no tratamento de nódulos e de que forma ele pode afetar a vida e a saúde dos pacientes.

Desde que seja realizada por profissionais especializados, já é comprovado que os riscos da ablação de tireoide são muito baixos. É possível que durante os três primeiros dias, o paciente sinta certo desconforto na região e apresente algumas manchas roxas no pescoço, mas como a técnica não é invasiva, o retorno para casa acontece no mesmo dia e após três dias pode-se retornar à rotina comum.


Há alguns anos, quando um paciente precisava tratar um nódulo na tireoide, sua principal opção era recorrer à tireoidectomia, cirurgia em que toda a glândula é removida. Porém, como qualquer processo cirúrgico, o procedimento era invasivo e trazia riscos. Frequentemente, também era indicado ao paciente que tomasse remédios contínuos para reposição dos hormônios que antes eram produzidos naturalmente.


Com o início da realização de ablação de tireoide no Brasil, qualquer pessoa que seja elegível a esse tipo de tratamento, pode contar com um procedimento mais simples, que utiliza apenas anestesia local e trata diretamente o nódulo sem afetar o funcionamento da glândula. Mas ainda que a técnica seja menos complicada que a cirurgia tradicional, é importante entender quais são os riscos de uma ablação de tireoide.


Podemos concluir que em comparação às demais técnicas, a ablação de tireoide é a melhor alternativa no tratamento de nódulos, tanto durante o procedimento, já que não exige internação, anestesia e nem cortes, quanto após sua realização, pois permite ao paciente uma recuperação tranquila, sem cicatrizes e sem a necessidade de remédios para o resto da vida.

Médico para ablação de tireóide

Para agendar uma consulta com o médico para ablação de tireóide, Dr. Erivelto Volpi, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 98865-9731 ou clique aqui!

Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
A ablação de tireoide por radiofrequência precisa ser periodicamente
Por Dr. Erivelto Volpi 27 de outubro de 2025
Na maioria dos casos, a ablação de tireoide por radiofrequência é feita apenas uma vez, mas pode ser repetida se o nódulo não reduzir o suficiente. No entanto, não é algo para ser realizado periodicamente.
A ablação de tireoide por radiofrequência em SP funciona mesmo
Por Dr. Erivelto Volpi 27 de outubro de 2025
Sim, estudos mostram que a ablação de nódulos tireoidianos benignos reduz o volume em média 70% no primeiro ano após a ablação de tireoide por radiofrequência.
Passo a passo da ablação de tireoide por radiofrequência em SP
Por Dr. Erivelto Volpi 27 de outubro de 2025
O passo a passo da ablação de tireoide por radiofrequência em SP, inclui a avaliação e PAAF, anestesia local, agulha guiada por ultrassom trata o nódulo; breve observação e alta no dia, com retorno rápido às atividades.