Quais os cuidados após a Ablação de Tireoide?

cuidados após a Ablação de Tireoide

Os cuidados após a ablação da tireoide são bastante simples, é indicado o repouso nas primeiras 24 horas após o procedimento, com o uso de compressas frias para diminuir o inchaço. O paciente deve evitar comer alimentos que sejam muito duros ou difíceis de engolir nos dias logo após o procedimento, para evitar irritação. Manter uma alimentação saudável e hidratar-se também é essencial. 

A Ablação de Tireoide por radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo, que consiste em destruir os nódulos presentes na tireoide através de calor, com o auxílio de uma agulha. Guiado por ultrassonografia, o médico cirurgião posiciona a agulha no interior do nódulo e produz calor para destruí-lo, cauterizando somente o nódulo, que se transforma em coágulo e é reabsorvido pelo organismo.


Uma vez que é realizado apenas com a introdução da agulha, a Ablação de Tireoide não possui corte, o que facilita na recuperação. Para realizar o procedimento, não há necessidade de internação, o paciente permanece em observação por algumas horas e recebe alta no mesmo dia. Normalmente, a pessoa que se submeteu à Ablação de Tireoide volta às suas atividades normais em até três dias.


A Ablação de Tireoide é rápida, eficaz, não deixa cicatriz e não há necessidade de realizar reposição hormonal, pois essa técnica preserva a função da tireoide. Além disso, apresenta os mesmos resultados positivos que a cirurgia comum de forma muito mais segura.

Cirurgião de cabeça e pescoço para ablação de tireoide em SP

O médico cirurgião especialista em cirurgia de cabeça e pescoço em São Paulo e região é o Dr. Erivelto Volpi, profissional experiente no cuidado com as doenças da tireoide. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento pelo WhatsApp: (11) 98865-9731.

Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
Quando tratar nódulo na tieoide com RFA em São Paulo
Por Dr. Erivelto Volpi 1 de dezembro de 2025
A RFA é indicada para tratar nódulos na tireoide em São Paulo quando eles são benignos, crescem com o tempo, causam sintomas ou incomodam esteticamente.
E preciso fazer mais de uma sessão de ablação de tiroide por radiofrequência em caso de nódulo grand
Por Dr. Erivelto Volpi 1 de dezembro de 2025
Sim, em nódulos tireoidianos grandes, pode ser necessário fazer mais de uma sessão de ablação por radiofrequência, dependendo do volume e da resposta individual ao tratamento.
Ablação de tireoide por radiofrequência é indicado para nódulo compressivo?
Por Dr. Erivelto Volpi 1 de dezembro de 2025
Sim, a ablação de tireoide por radiofrequência é indicada para nódulos compressivos, pois reduz o volume do nódulo e alivia sintomas como dificuldade para engolir, pressão e desconforto no pescoço.