Quais são os tipos de câncer da tireoide?

Quais são os tipos de câncer de tireoide
Quais são os tipos de câncer de tireoide? Basicamente dividimos os tumores malignos de tireoide em dois tipos: os tumores diferenciados, ou seja, aqueles cujas células são "parecidas" com uma célula normal e os tumores moderadamente diferenciados e indiferenciados, cujas células são bem diferentes de uma célula normal e tem ainda um comportamento bem distinto dos diferenciados. 

Os tumores diferenciados correspondem a mais de 90% dos cânceres de tireoide, entre eles os mais comuns são o carcinoma papilífero (que corresponde a 80% de todas as neoplasias malignas) e o carcinoma folicular. Nestes tumores diferenciados o tratamento do tumor da tireoide basicamente é a cirurgia, a iodoterapia complementando a cirurgia quando necessário e a reposição hormonal mantendo o TSH próximo a zero (chamamos isso de supressão hormonal). Nos outros tumores (moderadamente diferenciados e indiferenciados) não está indicado a iodoterapia ou a supressão hormonal. 

Nos tumores de tireoide moderadamente diferenciados (carcinoma medular) a cirurgia é o melhor tratamento de tireoide (e muitas vezes o único). Nos cânceres indiferenciados a cirurgia usualmente é pouco eficaz, sendo quase sempre necessário outras formas de tratamento como a radioterapia e a quimioterapia. Felizmente estes tumores são bem menos frequentes e o diagnóstico precoce é a principal arma para o sucesso terapêutico.

Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
A ablação de tireoide por radiofrequência precisa ser periodicamente
Por Dr. Erivelto Volpi 27 de outubro de 2025
Na maioria dos casos, a ablação de tireoide por radiofrequência é feita apenas uma vez, mas pode ser repetida se o nódulo não reduzir o suficiente. No entanto, não é algo para ser realizado periodicamente.
A ablação de tireoide por radiofrequência em SP funciona mesmo
Por Dr. Erivelto Volpi 27 de outubro de 2025
Sim, estudos mostram que a ablação de nódulos tireoidianos benignos reduz o volume em média 70% no primeiro ano após a ablação de tireoide por radiofrequência.
Passo a passo da ablação de tireoide por radiofrequência em SP
Por Dr. Erivelto Volpi 27 de outubro de 2025
O passo a passo da ablação de tireoide por radiofrequência em SP, inclui a avaliação e PAAF, anestesia local, agulha guiada por ultrassom trata o nódulo; breve observação e alta no dia, com retorno rápido às atividades.