Quais são os tipos de câncer da tireoide?

Quais são os tipos de câncer de tireoide
Quais são os tipos de câncer de tireoide? Basicamente dividimos os tumores malignos de tireoide em dois tipos: os tumores diferenciados, ou seja, aqueles cujas células são "parecidas" com uma célula normal e os tumores moderadamente diferenciados e indiferenciados, cujas células são bem diferentes de uma célula normal e tem ainda um comportamento bem distinto dos diferenciados. 

Os tumores diferenciados correspondem a mais de 90% dos cânceres de tireoide, entre eles os mais comuns são o carcinoma papilífero (que corresponde a 80% de todas as neoplasias malignas) e o carcinoma folicular. Nestes tumores diferenciados o tratamento do tumor da tireoide basicamente é a cirurgia, a iodoterapia complementando a cirurgia quando necessário e a reposição hormonal mantendo o TSH próximo a zero (chamamos isso de supressão hormonal). Nos outros tumores (moderadamente diferenciados e indiferenciados) não está indicado a iodoterapia ou a supressão hormonal. 

Nos tumores de tireoide moderadamente diferenciados (carcinoma medular) a cirurgia é o melhor tratamento de tireoide (e muitas vezes o único). Nos cânceres indiferenciados a cirurgia usualmente é pouco eficaz, sendo quase sempre necessário outras formas de tratamento como a radioterapia e a quimioterapia. Felizmente estes tumores são bem menos frequentes e o diagnóstico precoce é a principal arma para o sucesso terapêutico.

Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
Por Erivelto Volpi 28 de janeiro de 2026
Conheça as 5 principais doenças da tireoide: Hipo, Hiper, Bócio, Nódulos e Câncer. Saiba identificar os sintomas e quais os tratamentos mais modernos.
Por Erivelto Volpi 21 de janeiro de 2026
Por que o câncer de tireoide está aumentando, inclusive em jovens? Entenda o papel dos disruptores endócrinos, plásticos e poluição neste fenômeno global. Leia mais!
Por Erivelto Volpi 14 de janeiro de 2026
Ablação de Tireoide trata nódulos benignos e câncer sem cortes usando radiofrequência. Entenda como funciona a técnica da "agulha fina" e a recuperação. Leia agora!