Como tratar o câncer de tireoide?

Como tratar o câncer de tireoide?
O câncer de tireoide é um dos tumores malignos mais comuns, sendo o que mais cresce em incidência em todo o mundo. Dentre todos os tipos de câncer de tireoide, os carcinomas diferenciados representam mais de 90% de todos os casos, e entre estes, o carcinoma papilífero responde por cerca de 85% dos casos.

3 passos para tratar o câncer papilífero

O câncer papilífero é tratato através de três passos, indicados e acompanhados pelo médico. Abaixo, listamos cada um deles.

Passo 1 - Cirurgia

De acordo com o tamanho, localização dentro da tireoide, quantidade de nódulos malignos dentro e fora da tireoide, idade e sexo do paciente, podem ser realizados três tipos de cirurgia.

Tireoidectomia parcial (ou lobectomia)

Quando é retirada apenas uma parte da tireoide, preservando-se uma parte do tecido funcionante da glândula.

Tireoidectomia total

Quando toda a tireoide é removida.

Esvaziamento cervical

Quando além da remoção da tireoide, os gânglios (linfonodos) que ficam no pescoço também são removidos por estarem comprometidos pela doença. 


Passo 2 - Iodoterapia (ou radiodoterapia)

Em alguns casos, após a retirada total da tireoide por câncer, pode ser necessário um tratamento complementar, e na imensa maioria dos casos, não está indicado radioterapia ou quimioterapia. Como a tireoide é o único órgão do nosso corpo que absorve iodo, utilizamos o iodo radioativo para complementar o cirurgia.


Passo 3 - Supressão hormonal

O carcinoma papilífero de tireoide e outros cânceres diferenciados de tireoide, são sensíveis ao TSH (o hormônio produzido na hipófise que controla a tireoide). Assim, uma das estratégias no tratamento desses tumores é manter o TSH próximo a zero, através da reposição com Levotiroxina (chamamos isso de supressão hormonal). 

Quando aplicados corretamente, esses tratamentos conseguem curar mais de 95% dos pacientes portadores de câncer de tireoide


Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
A ablação de tireoide por radiofrequência precisa ser periodicamente
Por Dr. Erivelto Volpi 27 de outubro de 2025
Na maioria dos casos, a ablação de tireoide por radiofrequência é feita apenas uma vez, mas pode ser repetida se o nódulo não reduzir o suficiente. No entanto, não é algo para ser realizado periodicamente.
A ablação de tireoide por radiofrequência em SP funciona mesmo
Por Dr. Erivelto Volpi 27 de outubro de 2025
Sim, estudos mostram que a ablação de nódulos tireoidianos benignos reduz o volume em média 70% no primeiro ano após a ablação de tireoide por radiofrequência.
Passo a passo da ablação de tireoide por radiofrequência em SP
Por Dr. Erivelto Volpi 27 de outubro de 2025
O passo a passo da ablação de tireoide por radiofrequência em SP, inclui a avaliação e PAAF, anestesia local, agulha guiada por ultrassom trata o nódulo; breve observação e alta no dia, com retorno rápido às atividades.