Tratamentos para o câncer de tireoide

Quais são as opções de tratamento para o câncer de tireoide?
O câncer de tireoide hoje tem algumas formas de tratamento que podem e devem ser oferecidas aos pacientes. Mas é muito importante que você saiba que nem todas as formas de tratamento são adequadas para todos os pacientes! Existem critérios rigorosos e muito bem estabelecidos para que o paciente receba uma determinada opção, ou mais de uma, e possa, junto com o seu médico, escolher o melhor caminho a seguir. 

Maneiras mais comuns de tratar os tumores malignos de tireoide

Vamos aqui de uma maneira bem ampla, a título de orientação, citar as maneiras mais comuns de tratar os tumores malignos de tireoide.

Observação Ativa

Nesta situação, após o diagnóstico de câncer de tireoide, pode ser oferecida apenas a observação ativa, ou seja, não é realizado nenhum tratamento específico, devendo o paciente ser avaliado com mais frequência, com realização de exames periódicos num período mais curto, observando-se a evolução da doença, para definir o melhor momento para um eventual tratamento definitivo. Esta opção pode ser oferecida apenas para pacientes com carcinomas papilíferos menores que um centímetro, em localizações específicas dentro da tireoide e varia de acordo com a idade, sexo e condições de saúde do paciente.

Ablação por Radiofrequência

Hoje, esta opção terapêutica está amplamente respaldada na literatura médica como forma segura e eficaz para pacientes portadores de tumores malignos iniciais da tireoide. Ainda pode ser indicada para pacientes que apresentam contraindicação para cirurgia, ou ainda em pacientes que tem doença avançada e irressecável cirurgicamente como forma de aliviar os sintomas.

Cirurgia

É o tratamento clássico e mais eficaz para a maioria dos tumores malignos da tireoide. A extensão da cirurgia (tireoidectoma parcial, total ou com esvaziamento cervical) vai depender do estadiamento clínico, que é a avaliação da extensão e agressividade do tumor. Falaremos mais sobre a cirurgia em outras publicações aqui no nosso site.

Iodoterapia

A iodoterapia é um tratamento complementar à cirurgia, nunca é indicada como forma exclusiva de tratar um câncer de tireoide e só é eficaz quando a tireoide é completamente removida (ou seja, está contraindicada em cirurgias parciais da tireoide) e numa determinada linhagem celular dos cânceres de tireoide (os chamados carcinomas diferenciados de tireoide).

Quimioterapia e Radioterapia

São tratamentos de exceção, que muito raramente são indicados como alternativa para tratar os cânceres de tireoide. Normalmente são utilizadas apenas para pacientes em estágios avançados da doença que já foram submetidos a outras formas de tratamento.

Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
A ablação de tireoide por radiofrequência precisa ser periodicamente
Por Dr. Erivelto Volpi 27 de outubro de 2025
Na maioria dos casos, a ablação de tireoide por radiofrequência é feita apenas uma vez, mas pode ser repetida se o nódulo não reduzir o suficiente. No entanto, não é algo para ser realizado periodicamente.
A ablação de tireoide por radiofrequência em SP funciona mesmo
Por Dr. Erivelto Volpi 27 de outubro de 2025
Sim, estudos mostram que a ablação de nódulos tireoidianos benignos reduz o volume em média 70% no primeiro ano após a ablação de tireoide por radiofrequência.
Passo a passo da ablação de tireoide por radiofrequência em SP
Por Dr. Erivelto Volpi 27 de outubro de 2025
O passo a passo da ablação de tireoide por radiofrequência em SP, inclui a avaliação e PAAF, anestesia local, agulha guiada por ultrassom trata o nódulo; breve observação e alta no dia, com retorno rápido às atividades.