Quando é indicada a ablação de tireoide?

Quando é indicada a ablação de tireoide?

A ablação de tireoide é um procedimento realizado pelo médico especialista, Dr Erivelto Volpi. Trata-se de uma alternativa minimamente invasiva, que é feita somente com anestesia local e exclui a necessidade de internação.

A ablação de tireoide é um procedimento fácil e não muito dolorido, é realizado sem a necessidade de anestesia geral ou a internação. Além disso, não requer muitas prévias recomendações, apenas um jejum de 6 horas e o paciente pode ser liberado pouco tempo após a conclusão.


Diferentemente da cirurgia habitual, a ablação de tireoide é realizada por meio de um ultrassom guiando uma agulha que está ligada a um determinado aparelho em direção ao nódulo, gerando o calor necessário para provocar a sua diminuição.


Geralmente se alcança a redução de 80% a 90% do tamanho do nódulo em apenas 1 ano, sendo sorvido pelo organismo.


É por intermédio do aparelho de ultrassom que o médico cirurgião consegue ter a base exata da área onde o módulo se encontra e isso evita que os demais espaços sejam invadidos. 


O procedimento normalmente leva cerca de 50 minutos e é isento de cortes ou cicatrizes. Ao final, o paciente precisa ficar em observação por no máximo 3 horas.

Quando realizar a ablação de tireóide?

A ablação de tireóide é um procedimento recomendado apenas para casos de nódulos benignos e só deve ser realizada sob recomendação de um médico especialista. 


Alguns fatores podem ser primordiais para a indicação da ablação de tireoide. São eles:


  • Quando o paciente possui um nódulo benigno que está gerando deformidades estéticas;
  • Caso o nódulo provoque compressão ou dificuldade para engolir;
  • Quando o nódulo acarreta em muita tosse ou alargamento do pescoço. 


É importante frisar que mesmo com os problemas indicados acima, é fundamental agendar uma consulta com o especialista para ter a certeza de que o procedimento precisa ser realizado. 

Quais são as vantagens da ablação de tireoide?

A ablação de tireoide é um procedimento muito vantajoso ao paciente e uma excelente alternativa para o tratamento dos nódulos. Seus principais benefícios são:


  • Não há cortes e cicatrizes;
  • A anestesia é apenas local;
  • Tempo curto de recuperação, podendo voltar para a casa no mesmo dia;
  • Não existe a necessidade de ingerir hormônios, pois a glândula tireoide não é extraída;
  • Procedimento de curta duração, sem a exigência de internação;
  • Retomada das atividades habituais dentro de 1 a 3 dias.


Ainda que os benefícios sejam grandes, a ablação de tireoide promove um inchaço na região cervical, por isso é recomendado que o paciente faça compressas de gelo nos primeiros dias. 


É indispensável o acompanhamento com o profissional especializado e a realização de exames sempre em dia. 

Médico para ablação de tireóide

Para agendar uma consulta com o médico para ablação de tireóide, o Dr. Erivelto Volpi, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp: (11) 98865-9731 ou clique aqui!

Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
A ablação de tireoide por radiofrequência precisa ser periodicamente
Por Dr. Erivelto Volpi 27 de outubro de 2025
Na maioria dos casos, a ablação de tireoide por radiofrequência é feita apenas uma vez, mas pode ser repetida se o nódulo não reduzir o suficiente. No entanto, não é algo para ser realizado periodicamente.
A ablação de tireoide por radiofrequência em SP funciona mesmo
Por Dr. Erivelto Volpi 27 de outubro de 2025
Sim, estudos mostram que a ablação de nódulos tireoidianos benignos reduz o volume em média 70% no primeiro ano após a ablação de tireoide por radiofrequência.
Passo a passo da ablação de tireoide por radiofrequência em SP
Por Dr. Erivelto Volpi 27 de outubro de 2025
O passo a passo da ablação de tireoide por radiofrequência em SP, inclui a avaliação e PAAF, anestesia local, agulha guiada por ultrassom trata o nódulo; breve observação e alta no dia, com retorno rápido às atividades.